domingo, 15 de agosto de 2010

Prefácio

Os Meninos Da Areia


Uma obra ilustrada por Raúl Santos com a parceria escrita de Mariana Gouveia, de uma grande beleza formal e com um ritmo muito próprio e notória clareza e simplicidade desarmantes. O texto que se segue não pretende ser uma explicação da obra, nem sequer dos seus aspectos principais, mas, tão só, uma introdução ao seu sabor, colocando-a no contexto de todo o movimento do tudo que se viu nascer de que Raúl Santos é, sem dúvida, um dos principais protagonistas.

Em toda a igualdade existe a expressão de uma identidade e uma diferença. A única interpretação possível encontra-se no ultrapassar de todas as diferenças, nestas imagens cheias, conseguimos encontrar “tudo”, nas palavras encontramos os “todo”.

Ao desenhar Benguela, teremos forçosamente que a colocar no lugar de maior destaque no pais que a representa, Angola. É sem qualquer erro a cidade mais antiga deste país. É por excelência a alcofa de muitos, que se identificam de uma forma única neste estar especial.

Sente-se o sonho nesta areia com dimensões inimagináveis, senhora da elegância no ser da tranquilidade, agora. Tudo o que vemos é quase o impossível no continente da guerra, crianças que nos mostram a descalça vida, descalça de tudo o que agora é difícil ser, sentem-se livres sentindo todas as areias da cidade descalça e linda. É com todo esse estímulo que viajamos por ela, descalços, nus, inteiros e autênticos, não consigo encontrar a palavra cheia para descrever, tudo o que encontro. Passam-se horas nestas imagens, sentem-se os cheiros e conseguem-se ouvir os sons de todo o sapateado africano, os pequenos intervalos são de luxo. Que mais dizer desta obra? Atrevo-me no sentido com mil uma interpretações dizer que aqui “Deus é todas as coisas”



Obrigado Raúl Santos



Júlia Coquenão



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

7 comentários:

  1. Alguns dizem que a flicidade é de instantes.Se for,esse é um instante feliz que o Raul fez brotar no meu coração.
    A Júlia,apesar de nunca a ter visto pessoalmente,posso dizer que é irmã de alma,de sempre.
    Criar os textos,fragmentos para emoldurar essas fotos foi um presente único.
    Confesso que tive um pequeno receio,embora grande parte de nossos amigos já conhecem minha forma de escrever.Porém,dar vida às fotos de Raul,transformou em magia meu mundo.Me transportei numa viagem de sonho,onde tão perto tão longe eu estava;a cada foto que recebia eu imaginei mágica e é assim que o momento se segue.Tal qual como eu,viva esse momento de magia plena que são os intantes dourados do Homem da terra que fotografa Os meninos da areia.
    Obrigada,Julia.Beijos imensos,Raul.

    ResponderEliminar
  2. Na verdade, estou muito entusiasmado com este início. Agradeço-te Júlia, tão lindas e elogiosas palavras.
    Agora vamos avançando com as imagens, pagina a pagina e vamos deslumbrando com a escrita da Mariana.
    Beijos nas duas

    ResponderEliminar
  3. A alegria e a felicidade que sinto em poder acompanhar o "nascimento"e o desabrochar do livro "Os Meninos Da Areia" é imenso. Os nossos sonhos sempre sào possíveis, basta acreditar que mereçamos que eles sejam realizados.Beijinhos Raul e Mariana, por compartilharem conosco um sonho real.Amo voces...♥♥

    ResponderEliminar
  4. Obrigado minha amiga. É realmente um sonho que se está a realizar e é uma sensação tremenda sentir essa força e carinho que nos dás.
    Beijos miuda

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. certamente uma parceria de oiro.
    como eu gostaria de poder adquirir o livro... digam-me como.

    parabéns a ambos

    ResponderEliminar
  7. Que surpresa deliciosa Mariana e Raul juntos, juro que não esperava! Seus textos sempre me emocionaram muito, assim como as imagens do Raul, então não tem como essa parceria não dar certo, fiquei muito feliz, emocionada e estarei na torcida pela evolução e sucesso do trabalho de vocês! É apenas virtual, ou há como adquirir o livro? Me falem depois, estarei por aqui, olhando vocês...

    ResponderEliminar